Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira em Londres e Nova York, recuperando-se depois de dois pregões em forte baixa, apesar de certa volatilidade no mercado.
No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação de "light sweet crude" negociado nos EUA) para entrega em maio terminou em 107,11 dólares, em alta de 86 centavos em relação a terça-feira.
O mercado recuperou-se depois de uma queda de cerca de 6% em dois dias do preço do WTI, quando os operadores, até agora preocupados com a oferta, começam a se questionar a respeito do impacto sobre a demanda dos preços elevados.
O mercado mostrou certo nervosismo durante a sessão, o WTI apagou a totalidade de seus ganhos na metade do dia, depois de um leve fortalecimento do dólar.
"Há certa reticência por parte dos operadores em ter muitas posições compradas a mais de 120-125 dólares o barril, porque sabem que o que a Agência Internacional de Energia (AIE) disse ontem (terça-feira) é verdade: se subir além de 100 dólares cria dúvidas", notou Adam Sieminski, do Deutsche Bank.
"Segundo o Deutsche Bank, além dos 120-125 dólares isso faz questionar seriamente o impacto dos preços do petróleo sobre a economia", afirmou o analista. O barril de Brent negociado no IntercontinentalExchange de Londres ganhou 1,96 dólar, fechando em 122,88 dólares.