A Bolsa de Nova York fechou em leve alta nesta quarta-feira, recuperando-se com dificuldade, apesar dos resultados do banco JPMorgan, que superaram as previsões, e da constatação do Federal Reserve de uma melhora na economia: o Dow Jones subiu 0,06% e o Nasdaq, 0,61%.
Segundo dados definitivos, o Dow Jones Industrial Average subiu 7,41 pontos, a 12.270,99 pontos, e o Nasdaq, de alto componente tecnológico, subiu 16,73 pontos, a 2.761,52 pontos.
O índice ampliado Standard & Poor's 500 manteve-se quase estável (+0,02%, +0,25 ponto), a 1.314,41 pontos. O Dow Jones, que tinha perdido quase 1% nesta terça-feira, teve um pregão hesitante.
"É um dia calmo. Há muita informação para assimilar. (...) A principal notícia é o Livro Bege", considerou Peter Cardillo, da Avalon Partners. "É positivo, mas se mantém prudente devido à incerteza que rodeia as repercussões do terremoto (no Japão) e sobre a economia mundial."
O relatório de conjuntura, publicado antes do fechamento do mercado pelo Federal Reserve, estima que o crescimento econômico dos Estados Unidos está se fortalecendo. Também dá conta de "perturbações reais ou esperadas" da atividade devido "à tragédia no Japão".
No início do dia, a tendência tinha sido sustentada pelos resultados financeiros do banco JPMorgan Chase, que conseguiu um lucro de 5,6 bilhões de dólares no primeiro trimestre, superando as previsões e em alta de 67% em relação ao mesmo período de 2010.