Os preços do petróleo cediam nesta segunda-feira, no fechamento do mercado europeu, afetados pela preocupação gerada pela oferta abundante e uma erosão da demanda, num mercado que acelerou a tendência baixista, depois da advertência do Standard & Poor's sobre a dívida americana.
No início da tarde, em Londres, o barril do Brent do mar do Norte, para entrega em junhoo era cotado a 121,33 dólares, perdendo 2,12 dólares em relação ao fechamento de sexta-feira. No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril do "light sweet crude" (WTI) para entrega em maio cedia 2,64 dólares a 107,02 dólares.
Assim como as Bolsas de Valores, os preços do barril aceleraram sua queda depois do rebaixamento da perspectiva de nota sobre a dívida dos Estados Unidos, pela agência Standard & Poor's (S&P).
Os preços seguiam submetidos aos temores de uma boa oferta e a moderação da demanda. A Arábia Saudita admitiu domingo que diminuiu sua produção de 800.000 barris por dia em março, em relação a fevereiro, destacando que o mercado está "bem abastecido".