A presença de consumidores da classe C no mercado de consórcios mais que dobrou nos últimos anos, mostra pesquisa da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Nos consórcios de automóveis, a expansão foi de 158% e em motocicletas, de 153%, considerando a comparação dos resultados fechados de 2010 com os de 2006.
Os dados da pesquisa foram divulgados hoje. O levantamento foi feito pela Quorum, a pedido da Abac. A amostra incluiu 731 consumidores em São Paulo, Salvador e Porto Alegre, sendo 581 consorciados (tinha o consórcio há mais de um ano) e 150 potenciais compradores.
Outra conclusão do levantamento é que as mulheres ampliaram sua participação nas decisões de compra de cotas. No segmento de eletroeletrônicos, o aumento das vendas decididas por mulheres foi de 105%; em imóveis, foi de 71%.
Para o presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, a explicação desse crescimento está no aumento de mulheres chefes de família em 71% e na sua maior presença em cargos de gerência (36%), presidência ou diretoria (23%) e supervisão (38%).
Entre 2006 e 2010, o total de brasileiros com consórcios passou de 3,44 milhões para 4,06 milhões.
Novas cotas
As vendas de novas cotas de consórcios cresceram 10,2% no primeiro bimestre do ano, na comparação com igual período de 2010. Ao todo, foram comercializadas 335 mil cotas nos meses de janeiro e fevereiro. O número de participantes ativos cresceu 7 6%, para 4,09 milhões.
Nas vendas de novos consórcios, o destaque no período foi a expansão no setor de veículos pesados (69%) e leves (26%). Nos imóveis, a alta foi de 2,7%, e nos eletroeletrônicos, de 6%.