A partir do dia 3 de maio os pequenos e médios pecuaristas terão a oportunidade de conhecerem tecnologias para melhorar a qualidade dos rebanhos e aumentar a eficiência da atividade. Através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o Governo de Minas participará da 77ª Expozebu, em Uberaba, no Triângulo. Técnicos do governo vão ministrar palestras e farão atendimento técnico nas áreas de gestão e manejo de propriedades leiteiras, conservação de recursos hídricos e educação ambiental.
A abertura da maior feira de pecuária do mundo está marcada para as 9 horas, no Parque de Exposições Fernando Costa, com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal, lideranças do agronegócio, criadores, convidados internacionais, estudantes e comunidade em geral. Em 2010, a mostra agropecuária recebeu mais de 330 mil visitantes.
“A Expozebu tem participação decisiva no desenvolvimento da pecuária junto aos produtores familiares”, afirma o presidente da Emater-MG, Maurílio Soares Guimarães, que marcará presença na abertura da mostra juntamente com toda a diretoria executiva da empresa. Ele salienta que a feira por apresentar as últimas inovações no setor de genética bovina, se constitui numa oportunidade para os pequenos e médios pecuaristas terem acesso a novas tecnologias e práticas de gestão que tornem a atividade mais produtiva.
Minas Leite
A Emater-MG vai coordenar o estande do Governo de Minas na Expozebu. Os visitantes poderão ter informações sobre produção agropecuária e tirar dúvidas no Plantão Técnico, que terá participação de profissionais da Empresa, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “Essas parcerias são fundamentais para que os resultados sejam ainda melhores”, ressalta Maurílio Guimarães.
Dia 3 de maio o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Gustavo Laterza de Deus, proferirá palestra sobre o Programa Minas Leite. “Já temos um projeto piloto em Frutal e as ações serão ampliadas para outros municípios do Triângulo”, informa. A apresentação será durante reunião com o Núcleo dos Sindicatos Rurais, no Salão Nobre da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). “Vamos apresentar os resultados do Programa no Estado e estabelecer propostas de parcerias”, afirma Gustavo Laterza.
O Minas Leite é um programa do Governo de Minas que está investindo na modernização da cadeia produtiva, por meio da melhoria da gestão das propriedades. Os produtores participantes são orientados por técnicos da Emater-MG nas áreas de administração das despesas, controle zootécnico e acompanhamento da produção de cada animal, além de ter acesso a tecnologias para melhorar a qualidade do leite.
Pró-Genética
No dia 4 de maio, às 9 horas, será a vez do Governo do Estado mostrar as ações do Programa Pró-Genética, voltado para o melhoramento do rebanho bovino. “Serão divulgados os resultados e as propostas para o desdobramento do programa, como realização de feiras, capacitação de extensionistas, banco de ofertas da ABCZ. E também as opções de financiamento para os pecuaristas interessados em melhorar seus rebanhos”, destaca o gerente regional da Emater-MG.
O evento contará com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e de sindicatos de produtores.
Durante a 77ª Expozebu a Emater-MG também estará presente no Espaço Sustentabilidade, distribuindo material informativo sobre as ações desenvolvidas na Unidade VerdeMinas/Frutal, mantida em parceria com a Fundação Hidroex. No local, a equipe técnica da empresa prestará informações sobre educação ambiental.