(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Expansão da agricultura familiar mantém setor aquecido na Superagro 2011


postado em 25/04/2011 12:25

Em Minas Gerais, 79% dos 551,6 mil estabelecimentos rurais se enquadram na agricultura familiar. Este volume de propriedades gera ocupação para 1,2 milhão de pessoas no Estado onde, desse total, 62% atuam com este tipo de agricultura. Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2009, o valor da produção mineira advinda da agricultura familiar gerou mais de R$ 5,7 bilhões.

Em Minas Gerais, esses pequenos agricultores são responsáveis por 83% da produção mineira de mandioca, 47% do volume de milho produzido, 44% do total de arroz e 32% tanto do volume de café quanto de feijão do Estado. No segmento leite, este segmento responde pela produção de 48% do produto mineiro e detém 34% do volume do rebanho bovino, 30% do rebanho suíno e 28% do volume de aves. A agricultura familiar não para de crescer e a Superagro Minas 2011 acompanha esta alta reforçando o espaço destinado a esse setor durante o evento.

De acordo com o superintendente de Gestão do Mercado Livre do Produtor, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Lucas Scarascia, até 2009 a participação da agricultura familiar durante o evento era mais institucional. Desde o ano passado, o segmento começou a ganhar espaço e, nesta edição, estará presente em mais de 200 m², em uma área que se parecerá com uma vila do interior. “No ano anterior participaram cerca de 430 agricultores e comercializaram cerca de R$ 60 mil. Este ano ainda estamos fazendo a seleção dos participantes e as expectativas são as melhores possíveis”, adiantou.

Comercialização 

Os visitantes da Superagro 2011 poderão conhecer e adquirir um variado leque de produtos da agricultura familiar, procedentes de diversas regiões do Estado. Queijos, doces, temperos, biscoitos, flores, conservas e farinhas, entre outros, estarão à exposição e à venda, junto com um diversificado conjunto de peças de artesanato em geral. O objetivo é comum a todos os participantes. Apresentar os produtos para empresas de atacado e varejo e para o consumidor e, assim, prospectar novos clientes, ampliando a participação no mercado. A promoção da Feira de Agricultura Familiar é da Seapa, Emater-MG e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).


Ainda segundo Scarascia, para a edição 2011 serão realizadas inovações na apresentação do espaço visando aproximar ainda mais o público dos produtores. Além disso, no espaço estarão presentes também representantes das cinco principais regiões produtoras de queijo do Estado.  “A nossa maior expectativa é que o agricultor familiar possa realizar bons negócios. Eles trarão uma produção de qualidade e devem utilizar a Superagro para realizar parcerias com comerciantes. Por serem produtos com menos níveis de agrotóxicos, esta é uma tendência que cada vez mais reforça a demanda dos consumidores”, explicou. 

Atrações 

Além da Feira de Agricultura Familiar, a Superagro também engloba a Tradicional Exposição Agropecuária; a 15ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça); Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet); Feira da Agricultura Familiar; Ciclo de Palestras do Sebrae-MG e o Ciclo de Aulas Técnicas. As novidades desta edição são a Feira da Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo, o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal e o 16° Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação. O evento será realizado entre os dias 25 de maio e 5 de junho no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte.

A feira é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)