Minas Gerais está na disputa para receber a fábrica da alemã BMW, maior produtora mundial de automóveis de luxo. O presidente da BMW no país, Henning Dornbusch, se reuniu com o governador Antonio Anastasia e a equipe econômica do governo mineiro para tratar do tema. “A empresa está avaliando propostas e buscando um local para investir”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck.
A possibilidade de a fábrica ser instalada no Brasil começou a ser ventilada no mês passado, quando o presidente e diretor do conselho administrativo da BMW AG, Norbeth Reithofer, confirmou que avalia a criação de uma unidade na América Latina. O México e o Brasil são os principais concorrentes. Dias depois, o chefe de produção da montadora, Frank-Peter Arndt, exaltou o mercado brasileiro em entrevista e reforçou a possibilidade da abertura da unidade.
A secretária Dorothea Werneck diz que não pode revelar os detalhes da negociação, pois existe uma cláusula de confidencialidade. O anúncio do local da fábrica, segundo já informou o presidente da BMW no Brasil, deve ser feito nos próximos dois meses. O encontro entre Anastasia e Dornbusch ocorreu na semana passada.
A BMW planeja na Europa uma linha de modelos menores, que podem ser mais bem adaptados às condições dos países latino-americanos. Alguns modelos da linha “i” já estão em testes no Velho Continente. Além disso, a marca está concluindo os projetos da nova série 1, que pode ser considerada o modelo mais básico com o emblema da empresa alemã.
O crescimento das vendas de modelos da BMW no mercado é imenso, de 55% no ano passado, bem superior a outras praças onde há maior volume de comercialização. Em 2010, foram vendidos 10 mil modelos da marca no Brasil, enquanto no mundo inteiro o volume foi de 1,46 milhão. Considerando toda a América Latina, as vendas da BMW somaram 22,2 mil veículos no ano passado, o que inclui os compactos da Mini. Além do Brasil, Chile, com crescimento de 102% nas vendas; Argentina (57%) e Colômbia (26%) motivam a vinda da fabricante para a América Latina.
A possibilidade se sustenta ainda no segmento de veículos de luxo, que cresce acima dos automóveis e veículos leves, que apresentaram alta de 10,6% na comparação de 2010 ante 2009. O Brasil ocupa o quinto lugar mundial em vendas de automóveis, atrás da China, Estados Unidos, Japão e Índia. Porém, no ano passado o país fechou na quarta posição.
Desafios
A expectativa no mercado é de que a possível instalação da BMW no país tenha mais sucesso que outras montadoras de automóveis de luxo. A Mercedes-Benz, por exemplo, instalou uma fábrica em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e começou a produzir o Classe A. Depois de alguns anos, porém, a produção foi descontinuada e, atualmente, a unidade está em processo de conversão para começar a produzir caminhões em esquema CKD, com o início das vendas previstas para o início do próximo ano. Outra alemã que durou pouco no mercado brasileiro foi a Audi, do grupo Volkswagen. A empresa das quatro argolas produziu o Audi A3 em São José dos Pinhais (PR) de 1999 até 2006.