O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse nesta terça-feira que num prazo entre 30 e 60 dias deverão estar prontos os estudos de viabilidade financeira, com a definição do modelo de concessão, para a construção dos novos terminais nos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília e Viracopos (SP) em parceria com a iniciativa privada. A expectativa é de que os editais para o leilão estejam prontos no segundo semestre. Desses, o primeiro edital que será publicado é o do terceiro terminal do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
"Estão sendo feitos primeiramente estudos sobre viabilidade (econômica), e nos próximos dias devemos ter um panorama do processo. Aí sim poderemos avançar com as empresas especializadas na montagem de qual modelo será adotado para cada um desses terminais. Pode ser uma concessão, uma PPP (Parceira Público-Privada) ou uma PPP administrativa", frisou Vale.
Os estudos de viabilidade serão feitos para os aeroportos de Confins (na região metropolitana de Belo Horizonte) e do Galeão (Rio de Janeiro), que também deverão ter execução de serviços em regime de concessão. "Os estudos sobre Galeão e Confins serão feitos por empresas especializadas. O BNDES será o gerente do processo para se ter a noção exata do que se pode ser feito, o mais rápido possível, para atender os interesses tanto público quanto privado", destacou o presidente da Infraero.
Vale participou nesta terça da primeira reunião entre representantes do governo e das companhias aéreas. O Secretário Nacional de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, convidou as empresas para um primeiro contato. Segundo Vale, a ideia do encontro é estreitar relações e encontrar soluções e definir plano de curto, médio e longo prazo para solucionar os problemas do setor de forma que melhorem os serviços prestados aos usuários dos aeroportos.
Pelos menos os executivos das principais companhias aéreas do Brasil - TAM, Gol, Avianca, Azul e Webjet - consideraram positivo o encontro. Da reunião, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para melhorar a produtividade nos aeroportos de Guarulhos e Brasília. "Como uma ação inicial, vamos formar grupos de trabalho que terão como agenda piloto e de curto prazo analisar dois aeroportos, Guarulhos e Brasília, que são aeroportos importantes. Vamos analisar como todos os entes juntos podem cooperar para ganhar melhor produtividade", afirmou o presidente da TAM, Líbano Barroso.
"É um projeto-piloto para identificar a dificuldade e achar soluções de curto, médio, longo prazo para a partir daí implementar em outros aeroportos", complementou o presidente da Avianca, José Efromovich. Sobre participação na concessão de aeroportos, eles informaram que é preciso aguardar a publicação do edital. O presidente da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Pedro Janot, destacou que tem interesse, mas precisa aguardar as condições do edital.