A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai fazer uma pesquisa para saber o grau de satisfação da população em relação aos serviços de telecomunicações prestados no país. Serão feitas 221.923 entrevistas em todo o Brasil, envolvendo clientes e não clientes de serviços de telecomunicações.
A pesquisa vai avaliar os serviços de telefonia fixa, nas modalidades residencial, não residencial e telefones públicos (orelhões), o serviço móvel pessoal, tanto pré-pago como pós-pago, além de TV por assinatura. Entre as questões abordadas pela pesquisa estão a cobertura e a qualidade das ligações, contas, cobranças e condições de pagamento, preços dos serviços e atendimento prestado pelas empresas.
Para executar o levantamento, a agência contratou a empresa Meta Pesquisa de Opinião, que obteve maior pontuação na composição entre técnica e preço em sessão pública feita pela Anatel, da qual também participaram empresas como CPqD, Fundação Euclides da Cunha, Fundação Getulio Vagas, Fundação Instituto de Administração, Guerreiro Consult e Vox Populi. A Meta apresentou proposta de R$ 5,3 milhões.
A pesquisa está prevista no Plano Geral de Atualização da Regulamentação das Telecomunicações no Brasil (PGR). O objetivo é aperfeiçoar os instrumentos regulatórios e subsídios para melhorar a qualidade dos serviços prestados. A empresa deverá apresentar todos os produtos em até 220 dias, a contar da data de assinatura do contrato.