A gigante americana da informática Microsoft anunciou nesta terça-feira que concluiu um acordo com a empresa de telefonia pela internet Skype para a compra por U $ 8,5 bilhões. "O Skype é um serviço extraordinário, amado por milhões de pessoas em todo o mundo", afirmou o diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer."Juntos vamos criar o futuro das comunicações em tempo real", completou.
A Microsoft informou que o Skype se tornará uma nova divisão de negócios dentro da empresa, com o CEO do Skype, Tony Bates, como presidente da Divisão Microsoft Skype. Bates vai responder diretamente a Ballmer na hierarquia da empresa.
Dezenas de milhões de pessoas usam o Skype para fazer ligações de baixo custo ou gratuitas pela internet, usando seus computadores ou smartphones. A compra do Skype pode ser uma saída para a Microsoft melhorar sua imagem de empresa de software e ganhar pontos em um mercado aquecido de smartphones, num momento em que a internet migra cada vez mais para os meios móveis.
A maior aquisição da Microsoft até o momento havia acontecido em 2007, quando a empresa pagou US$ 6,3 bilhões pela companhia de marketing digital aQuantive. Segundo especulações, o Skype também era alvo de interesse de Cisco, Facebook e Google.
Microsoft e Skype anunciaram que o acordo já foi aprovado pelos conselhos diretores das duas empresas. O Skype tem como proprietário o fundo de investimentos Silver Lake. ates afirmou que Microsoft e Skype "compartilham a visão de levar inovação em software e produtos para os clientes".