O calote dos consumidores deve continuar em expansão nos próximos meses, segundo informou pesquisa da Serasa Experian, divulgada na manhã desta sexta-feira. A taxa de inadimplência cresceu 1,4% em março, o o oitavo avanço mensal consecutivo, atingindo o nível de 99,3.
Segundo analistas do órgão, os dados revelam que a inadimplência do consumidor, em crescimento, deverá permanecer nesta trajetória pelo menos até o início do quarto trimestre deste ano.
Ainda de acordo com os economistas da Serasa, o maior grau de endividamento dos consumidores, a elevação da inflação, o encarecimento do crédito e as perspectivas de um crescimento mais brando da economia e do mercado de trabalho neste ano estão gerando maiores dificuldades para as pessoas honrarem seus compromissos financeiros.
Empresas
Já a inadimplência das empresas deverá sofrer ligeiras elevações com o menor ritmo de crescimento da economia e com as condições de crédito menos favoráveis em 2011. Em março, o indicador de calote cresceu 1,7% , atingindo o patamar de 91,9, o quarto avanço mensal consecutivo.
Economistas da Serasa revelam que as oscilações nas inadimplências das empresas vão acontecer nos próximos meses por causa da pressão dos juros mais elevados e os prazos menos elásticos sobre o custo financeiro das empresas.