(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama anuncia aumento da produção de petróleo


postado em 14/05/2011 14:06 / atualizado em 14/05/2011 16:42

O presidente americano, Barack Obama, sob pressão diante dos elevados preços da gasolina, comprometeu-se neste sábado a acelerar a produção de petróleo dos Estados Unidos. Obama anunciou a suspensão de algumas medidas de controle da extração de petróleo adotadas após o desatre ambiental provocado no ano passado pela BP com a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México.

A afirmação foi feita durante seu pronunciamento semanal no rádio e em sua página oficial na Internet, e dentre as áreas a serem exploradas está a cobiçada Reserva Nacional de Petróleo do Alasca. Segundo o líder americano, a alta da gasolina tem sido um dos maiores encargos para os consumidores americanos

nos últimos meses, com o galão chegando ao patamar de quatro dólares em algumas áreas.

"Essas elevações no preço da gasolina são geralmente temporárias e enquanto não descobrimos soluções para o problema, há alguns pequenos passos a serem tomados que passam pelo bom senso", disse. O presidente prometeu aumentar uma produção segura e responsável das fontes americanas, ao mesmo tempo que reforçou a segurança e padrões ambientais. "Para fazer isso, estou direcionando o Departamento do Interior para conduzir o relatório de perfurações anuais na Reserva Nacional de Petróleo do Alasca".

Obama também anunciou a aceleração do processo de avaliação de fontes de petróleo no centro e no sul do oceano Atlântico, e a extração em novas áreas no Golfo do México. O presidente se comprometeu ainda a anunciar novos incentivos para a indústria do petróleo visando a perfuração de poços recém adquiridos. Em muitos casos, as gigantes do petróleo dizem que os custos são proibitivos em áreas de extração que não pertencem ao governo.

Republicanos e empresas de petróleo têm pedido a Obama a liberação de algumas áreas do Ártico, situadas a oeste da mais famosa Reserva Nacional de Vida Selvagem do Ártico (ANWR, na sigla em inglês), mas o governo já disse à imprensa que "extrair dessa região está fora de cogitação e nós não apoiamos empreendimentos por lá".

Obama já havia anunciado em março de 2010 um plano de expansão de perfurações em áreas costeiras do Atlântico, no lado oriental do Golfo do México e na costa norte do Alasca. Contudo, ele mudou de idéia no final do ano, devido as consequências ambientais trazidas pelo vazamento da BP Deepwater Horizon no Golfo e proibiu as perfurações em algumas áreas até 2017. O presidente pretende agora criar um novo grupo de trabalho institucional para proteger a região do Ártico a cumprir padrões ambientais. Obama também tem investido pesadamente no desenvolvimento de recursos energéticos alternativos.

  • Tags
  • #

receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)