O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse nesta quarta-feira, durante o 23º Fórum Nacional, no Rio, que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é o principal responsável pelos investimentos do setor público no Brasil.
Ele afirmou que o país é grande e investe muito, ao contrário do que afirmou na última quarta, no mesmo evento, o ex-presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga.“O setor público investe o total de 5,1% do PIB [Produto Interno Bruto] e temos aumentado os investimentos do setor público no Brasil. O conjunto de investimentos no Brasil sob administração direta da União saltou de 0,35% do PIB em 2003 para 1,28% este ano”.
Ainda segundo o secretário, restam investimentos de 2% do PIB nas mãos das estatais e 1,7% por parte dos estados. O investimento total do setor público, de acordo com Augustin, cresceu 3,4%, de 2003 até hoje, o que para ele foi bem significativo. O 23º Fórum Nacional teve início na segunda-feira e vai até amanhã, com o tema “Visão de Brasil Desenvolvido para Participar da Competição do Século”.