O Procon Assembleia realizou pesquisa mensal de preços, entre abril e maio de 2011, e constatou que o leite foi o produto que mais pesou no bolso do consumidor nas padarias da capital, com um aumento médio de 7%, considerando nove tipos pesquisados, entre diferentes marcas.
Dos 31 produtos avaliados, 26 apresentaram aumento e cinco apresentaram redução de preço. O campeão da carestia foi o leite longa vida desnatado Itambé, que registrou um reajuste de 10,59%. O preço médio passou de R$ 2,61, em abril, para R$ 2,89, em maio. O segundo maior aumento foi o do leite longa vida integral Itambé, cujo preço cresceu 9,81%.
A pesquisa foi realizada em 30 padarias das regiões Centro-Sul, Leste, Oeste, Norte, Nordeste e Noroeste, entre 23 e 25 de maio de 2011.
Quanto ao preço médio do pão francês, a pesquisa mostrou aumento de 1,13% no mês de maio em relação ao mês passado. As regiões centro-sul, noroeste, nordeste e oeste apresentaram aumento, e as demais regiões mantiveram os preço em relação à pesquisa realizada em abril de 2011. A região Centro-Sul registrou o maior índice, de 2,94% de aumento.