(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

FMI faz alerta para riscos na América Latina


postado em 27/05/2011 06:00 / atualizado em 27/05/2011 06:15

As economias emergentes da América Latina têm pela frente um trabalho árduo em diversas frentes "para conter o risco de ciclos de expansão e retração", segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). A avaliação é do assessor especial do diretor-gerente do FMI, Min Zhu, que participou do fórum da instituição, que começou nessa quinta-feira e termina nesta sexta no Rio de Janeiro. Entre as recomendações para que os emergentes enfrentem aumentos súbitos na entrada de capitais estão: permitir a valorização da taxa do câmbio, acumular reservas de acordo com as métricas de segurança do país, e combinar as políticas fiscais e monetárias, através de ajuste fiscal e, se possível redução dos juros.

Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que espera ingressos de US$ 65 bilhões de investimento estrangeiro direto (IED) no Brasil este ano. O número está acima da projeção de US$ 55 bilhões feita pelo Banco Central. "É a parte boa do fluxo de capitais e a que todos nós queremos", afirmou o ministro.

Sucessão

Durante o encontro do G-8, o presidente francês Nicolas Sarkozy afirmou "seria apropriado que o diretor do FMI fosse um europeu" ao ser perguntado se os países emergentes deveriam receber alguma compensação se o FMI escolhesse a ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, para substituir Dominique Strauss Kahn. Lagarde é a candidata favorita dos principais países europeus. Os candidatos ao FMI serão apresentados até 17 de junho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)