A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta sexta-feira, antes de um fim de semana prolongado, apesar da publicação de indicadores econômicos ruins nos Estados Unidos: o Dow Jones subiu 0,31% e o Nasdaq, 0,50%.
Segundo dados definitivos, o Dow Jones Industrial Average subiu 38,82 pontos e ficou em 12.441,58 pontos, e o Nasdaq, composto majoritariamente por papéis de tecnologia, em 13,94 pontos, a 2.796,86 pontos.
O índice ampliado Standard & Poor's 500 subiu 0,41% (5,41 pontos), a 1.331,10 pontos. A progressão dos índices de Wall Street foi realizada com "um volume muito fraco de negócios", observou Peter Cardillo, da Avalon Partners.
A Bolsa de Nova York ficará fechada na segunda-feira, nas comemorações do feriado do Memorial Day que ocorre nos Estados Unidos, em homenagem aos militares mortos em combate.
O mercado reagiu pouco aos indicadores negativos nos Estados Unidos, que mostraram um estancamento do poder aquisitivo dos lares em abril, e uma desaceleração do aumento dos gastos de consumo.
No que se refere ao mercado imobiliário, as promessas de venda de moradias foram muito mais baixas do que o previsto em abril: caíram 11,6%, ou seja, muito mais que o previsto. Em contrapartida, o índice de confiança dos consumidores feito pela Universidade de Michigan foi revisado para cima.
Por outro lado, o comunicado final publicado no fim da cúpula do G8 em Deauville, França, assegura que a recuperação da economia mundial "se reforça e se torna mais autônoma".
O mercado "mantém-se surpreendentemente resistente. Apesar das preocupações em relação a Europa e os indicadores econômicos, nega-se a baixar. Isso mostra que os investidores continuam otimistas quanto à sua evolução no longo prazo", comentou Michael James, da Wedbush Morgan Securities.
Segundo o analista, os índices da praça nova-iorquina eram sustentados na sexta-feira pela queda do dólar frente ao euro. "O mercado atualmente está estreitamente vinculado à evolução do dólar e do euro. Os corretores têm um olho na tela do mercado de ações e o outro no mercado de câmbio."
O mercado de títulos manteve-se estável, o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos ficou em 3,064% contra 3,061% na quinta-feira à tarde, e os títulos de 30 anos a 4,240% contra 4,220% na véspera.