As datas comemorativas sempre aquecem as vendas no comércio e, por consequência, abrem espaço para a contratação de empregados temporários. Com a proximidade do Dia dos Namorados, já surgem vagas em shoppings e grandes centros de varejo. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) mostram que neste ano, em todo o país, a páscoa e o Dia das Mães foram responsáveis pela abertura de 98,3 mil vagas de empregos temporários nos períodos que as antecederam. Desse total, 23 mil trabalhadores foram efetivados. Segundo o diretor do Grupo Selpe Recursos Humanos, Glaucus Botinha, a média de efetivação é de 30% de temporários em datas comemorativas. Esse é o mesmo percentual que deve ser registrado com as contratações para o Dia dos Namorados.
Ele afirma que os salários dos temporários varia de R$ 700 a R$ 1.600, valores que podem ser maiores nas funções comissionadas. “Outro ponto importante é que, por lei, um temporário deve receber o mesmo salário do empregado efetivo naquela função, não pode haver um tratamento desigual”, explica. Conforme o diretor do grupo de recrutamento, entre as vagas abertas nesses períodos festivos estão nas áreas de vendas, atendimento, crediário, telemarketing, reposição, promoção de vendas, estoque, além de fiscais de loja e de caixa. Os contratos são de no máximo três meses e só podem se prolongar mais se houver autorização do Ministério do Trabalho.
Benefícios
De acordo com Glaucus Botinha, há vários benefícios no emprego temporário. O primeiro deles é a formalização, uma vez que o profissional estará devidamente registrado e terá direito a todos os direitos dos demais empregados, porém, proporcional ao tempo de trabalho. “Outro é a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, que pode render uma efetivação para o temporário que se destaca. É ainda a chance de ganhar experiência”, ressalta.
O diretor explica que o emprego temporário também é bom para aqueles que querem conquistar o primeiro emprego. Ele observa que ,ao participar de uma seleção, se a pessoa tem experiência ela deve montar um bom currículo. Por outro lado, quem nunca trabalhou deve demonstrar vontade e disposição para desempenhar bem o trabalho.