(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Reunião para resolver conflito Brasil-Argentina será em nível ministerial


postado em 30/05/2011 16:07

Uma reunião para solucionar o conflito comercial entre Brasil e Argentina causada pela imposição de restrições comerciais mútuas, prevista para quinta-feira em Brasília, será liderada pelos ministros da Indústria, informou nesta segunda-feira o ministério argentino. A princípio, estava previsto que as negociações fossem realizadas pelos secretários do setor dos maiores sócios do Mercosul.

A crise foi desencadeada há três semanas depois que o Brasil fechou suas fronteiras para cerca de 3.000 veículos argentinos ao aplicar o sistema de licenças não-automáticas, depois de ter pedido em vão que Buenos Aires autorizasse as vendas de autopeças, calçados e eletrodomésticos brasileiros, entre outros produtos.

O ministro brasileiro da Indústria, Fernando Pimentel, e sua colega argentina Débora Giorgi encabeçarão a reunião bilateral marcada para o dia 2, em Brasília, indicou o ministério argentino.

"Recebi um telefonema de Pimentel esta manhã (segunda-feira) e concordamos que há boas perspectivas para o próximo encontro", disse Giorgi, segundo o comunicado.

Dias depois do início do conflito, o Brasil autorizou a entrada de cerca de 1.000 veículos que estavam presos na fronteira, enquanto que a Argentina oficializou sua decisão de facilitar a passagem de calçados, pneus e baterias brasileiras.

Cerca de 80% das exportações de veículos argentinos têm como destino o Brasil. O volume bilateral de comércio rondou os 33 bilhões de dólares em 2010, com um déficit de mais de 4 bilhões de dólares para a Argentina, segundo dados oficiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)