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Estado de Minas

Febre dos produtos asiáticos se espalha e chega ao São Francisco


postado em 31/05/2011 06:00 / atualizado em 31/05/2011 05:58

Canindé de São Francisco (SE) e Piaçabuçu (AL) – As coloridas sombrinhas vendidas aos sábados por Jaerte dos Santos, de 24 anos, na tradicional feira de Canindé de São Francisco, garantem lucro de 31%. “Cada unidade custa R$ 8 e fico com R$ 2,50. Em média, saem 60 peças por mês”, conta. Os acessórios para bicicletas negociados na loja da amiga Jilvaneide Alves Filho, de 32, têm margem maior ainda, de 70%. O segredo de percentuais tão elevados vem do outro lado do planeta. “São produtos chineses”, entrega Jilvaneide. “Eles vão tomar conta do comércio da região”, anuncia.

A invasão de produtos da China é o tema da terceira parte da série que o Estado de Minas publica desde domingo sobre a economia do Rio São Francisco. Para os comerciantes, a explicação para multiplicação das mercadorias asiáticas é simples: os produtos, fabricados a custos baixos se comparados aos nacionais, garantem bons lucros. “Já vendi acessórios nacionais, mas meu lucro era menor, em torno de 30%”, diz Jilvaneide, que tem uma loja no Centro de Canindé e uma barraca na movimentada feira do município. “Negocio os artigos (asiáticos) em ambos (os pontos)”.

Jaerte dos Santos conta que consegue as mercadorias em Aracaju (SE), a 206 quilômetros de Canindé. Outros comerciantes, como José Caetano da Silva, dono de uma pequena loja em Piaçabuçu (AL), preferem buscar os produtos asiáticos em Caruaru (PE). A viagem, de 235 quilômetros, revela Silva, muitas vezes é tensa. “O lucro é bom. O problema é que temos de pagar pela escolta armada porque o risco de assalto em algumas estradas do Nordeste é grande”, conta o comerciante, que também vende sombrinhas asiáticas. Segundo ele, além do preço, estampas extravagantes e cores fortes dos produtos chineses atraem o interesse dos consumidores.

Rota

A chegada de produtos da China a cidades distantes da Bacia do São Francisco, parte deles de forma ilegal, mostra como a rede de distribuição das mercadorias no país é eficiente. Para chegar à costa brasileira, os produtos asiáticos são transportados, de navio, por cerca de 17 mil quilômetros. A maioria dos contêineres chega aos portos de Santos (SP) ou Paranaguá (PR), de onde seguem para importantes centros urbanos. Dali, são distribuídos para cidades menores.
Nem toda mercadoria entra legalmente no país, diz um agente da Receita Federal. “Os contêineres deixam a China com destino ao Paraguai”, conta o agente. Mas, como o país vizinho não tem litoral, ele prossegue, o desembarque é feito no Brasil. “Da costa, seguem em carretas ao Paraguai. Parte da mercadoria é desviada no meio do caminho para grandes centros. Outra parte chega ao país vizinho e volta ao Brasil por meio de atravessadores, mulas, sobretudo bolivianos”, informa o funcionário da Receita.

Prejuízo

A multiplicação de mercadorias chinesas no São Francisco, sustentam empresários, é exemplo de como a concorrência desigual prejudica fábricas brasileiras. Estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), batizado de Competição Brasil-China nos mercados externo e interno, indica que a indústria nacional deixou de vender US$ 14,4 bilhões no mercado interno entre 2004 e 2009. Já as exportações para União Europeia, Estados Unidos e Argentina teriam sido afetadas em US$ 12,6 bilhões.

Economistas avaliam que a alta carga tributária do Brasil é um dos problemas. “A primeira coisa a ser discutida é o porquê de os produtos brasileiros serem tão caros”, alerta o economista Antônio Carlos Bertucci, da PUC Minas. “É devido, sobretudo, à alta carga tributária no país, de mais de 40%. Na China, é de 20%”, acrescenta. “Há várias outras justificativas, como o fato de o governo nacional gastar muito e mal o dinheiro público. Para combater o excesso de despesas, aumenta a taxa de juros. Já o grosso do tributo chinês vai para infraestrutura em estradas férreas, aeroportos…”, compara Bertucci. Ele lembra, também, que a alta do real e a subvalorização da moeda chinesa também contribuem para o avanço dos produtos asiáticos pelo Brasil.

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Sobradinho (BA)
A fiscalização precária em estradas do Nordeste proporciona cenas atípicas para quem mora nos grandes centros urbanos, onde o automóvel ao lado teria dificuldades para percorrer longa distância sem ser parado pela autoridade de trânsito. As caixas, amarradas com corda frágil, podem causar grave acidente se caírem no asfalto. Muitos mapas rodoviários vendidos em bancas de revistas alertam para o risco da ação de quadrilhas em algumas estradas do Nordeste.


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