O crescimento de 4,2% da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010 colocou o país na quarta posição entre as nações emergentes que formam o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Na lista,
liderada pela China, que teve expansão de 9,7% no período, o desempenho do Brasil supera apenas o da Rússia, com expansão de 4,1%.Os dados, produzidos com base em informações do Instituto de Estatística do Banco Mundial, foram divulgados hnesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).No ranking, a Índia aparece na segunda colocação, com crescimento de 7,8%, seguida pela África do Sul, que registrou alta de 4,8%.
Já em uma listagem mais ampla, composta por 14 países e pela União Europeia (EU), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre de 2011 em relação ao trimestre anterior aparece na terceira colocação, assim como o vizinho Chile, que também teve expansão de 1,3% nessa base de comparação. À frente aparecem apenas a Alemanha (1,5%) e a Coreia do Sul (1,4%). Com desempenho mais fraco do que o brasileiro estão a França (1,0%), a Bélgica (1,0%) e a União Europeia (0,8%), entre outros.