(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petróleo limita perdas em NY, ajudado pelo dólar


postado em 03/06/2011 18:48

Os preços do petróleo caíram levemente nesta sexta-feira em Nova York, onde o barril perdeu 18 centavos, para ficar em 100,22 dólares, com uma nova queda do dólar que compensou em parte a decepção causada por novas cifras de emprego nos Estados Unidos. No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de "light sweet crude" para entrega em julho fechou a 100,22 dólares, uma queda de 18 centavos em relação ao fechamento de quinta-feira.

"Os fracos índices de emprego vão obrigar o mercado a reajustar suas expectativas de crescimento no curto prazo, o que provavelmente vai pesar sobre as cotações do petróleo nos próximos dias", estimaram os analistas do JP Morgan. As cotações tinham registrado fortes perdas no início da semana em reação às estatísticas mensais sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos.

O país não criou mais que 54.000 vagas em maio, quatro vezes menos que em abril, e três vezes menos que o esperado pelos analistas. Como consequência da lentidão das contratações, a taxa de desemprego subiu para 9,1%, seu maior nível desde o início do ano.

"Sabíamos que provavelmente não seriam boas (as cifras de emprego), mas foram ainda piores que o previsto, e portanto os mercados reagiram", disse Matt Smith, da Summit Energy.

"Menos pessoas empregadas e uma taxa de desemprego mais elevada se traduzem em uma frágil demanda por petróleo. Sem trabalho, é difícil de gastar dinheiro para encher o tanque. E todos os setores da economia vão ser afetados caso as pessoas continuem sem emprego. É um mau presságio para a demanda por petróleo", completou.

No entanto, as cotações limitaram suas perdas no fim do pregão, fechando perto do quilíbrio. Paralelamente, as autoridades europeias anunciaram para breve o desbloqueio de fundos de ajuda financeira para a Grécia. "Isso reforçará o euro e fará com que o dólar caia", estimou Smith, o que leva os investidores a colocar seu dinheiro em matérias-primas para evitar que seu capital perca valor.

Contudo, o petróleo baixava no final das trocas europeias, depois da publicação dos dados sobre desemprego nos Estados Unidos, que vêm reforçar os temores sobre a solidez da recuperação econômica desse país. Às 13h15 de Brasília, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em julho perdia 36 centavos no InterContinental Exchange (ICE) de Londres em relação ao fechamento da véspera, para ficar em 115,18 dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)