(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Empresa holandesa busca parceria no Brasil para a Copa 2014


postado em 04/06/2011 07:00 / atualizado em 04/06/2011 07:10

Em tempos de organização de Copa do Mundo, os holandeses querem mostrar eficiência e abrir parcerias com empresários e o governo brasileiro. É o caso da empresa Amsterdã Arena, que administra o estádio do time holandês de futebol Ajax e é responsável pela consultoria do estádio da Fonte Nova, na Bahia. Na sala de controle de câmaras e luzes instalada nas cadeiras superiores do gramado do Ajax, Henk. J. Markerink, diretor-executivo do Grupo Arena Amsterdã, deixa claro o interesse em outros estados brasileiros. O Grupo Arena é a holding do Amsterdã Arena Advisory e da Arena do Brasil. "A principal preocupação é construir algo e não usar. A construção de um estádio tem um impacto muito grande na sociedade", disse Markerink. "Um estádio de futebol é mais do que um local para jogos. É um espaço para convivência, com shows, restaurantes e academias, grandes eventos, como congressos."

Mesmo com todo entusiasmo, os empresários holandeses acham a legislação tributária brasileira um tanto confusa. E contratam advogados especializados no Brasil. Em Roterdã, a reportagem encontrou um advogado mineiro que atua na Europa. "Para eles (os holandeses), é tudo muito confuso e de fato é. É quase impossível explicar a razão de tantos tributos", disse ele, que trabalha num dos maiores escritórios do mundo, que tem filial nas principais cidades dos Países Baixos.

A 65km dali, na embaixada brasileira em Haia, o ministro-conselheiro Carlos Alberto Asfora relativizou a reclamação sobre a carga tributária brasileira. "Sabemos que a nossa carga tributária é complicada, mas, por outro lado, existem as dificuldades enfrentadas por nós. Um exemplo é o do setor bancário, que no Brasil é descomplicado. E no caso dos holandeses, as vantagens mais que compensam eventuais dificuldades no Brasil", afirmou Asfora. Nascido em Pernambuco, o ministro-conselheiro é um especialista na história da colonização holandesa. "A Holanda tem uma grande influência no Brasil. Mas boa parte dos holandeses desconhece tal coisa", afirmou Asfora. Nunca é tarde para a descoberta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)