A Administração Nacional de Aviação Civil (Anac) da Argentina informou nesta terça-feira que parte dos voos que havia sido suspensa nesta manhã, em razão da nuvem de cinzas do vulcão chileno Peyehue-Caulle, será retomada nesta tarde. "A partir das 16 horas, no Aeroporto Metropolitano Jorge Newberry (Aeroparque), as companhias aéreas Aerolíneas Argentina, Austral e LAN Argentina reprogramam suas atividades", disse a nota da Anac distribuída à imprensa.
Apesar disso, outras companhias ainda irão manter os voos cancelados. "As empresas Sol e TAM cancelaram a totalidade de seus voos para o dia de hoje, enquanto que a companhia Gol cancelou seu voo vespertino e analisa se fará o mesmo com o noturno", disse a Anac.
Hoje de manhã, todas as operações do Aeroparque foram canceladas por causa da chegada da nuvem de cinza do vulcão chileno Puyehue localizado na fronteira entre a Argentina e o Chile. As companhias citadas na nota da Anac também cancelaram os voos que operam no Aeroporto Internacional de Ezeiza. Segundo a entidade, ambos os aeroportos já foram reabertos para o funcionamento normal.
A decisão foi tomada durante reunião da Anac com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) e as companhias aéreas, no início da tarde, para analisar a situação provocada pela erupção do vulcão, no sábado. De acordo com estimativas do SMN, a grande nuvem está se deslocando para o Uruguai, o que permitirá a reabertura dos aeroportos de Buenos Aires.
Em erupção desde sábado, o vulcão produziu uma densa nuvem de cinzas e areia, que prejudica a visibilidade. Os seis aeroportos das cidades da região argentina da Patagônia continuam fechados e sem previsão de reabertura.