A Bolsa de Nova York terminou a terça-feira em leve baixa, com os investidores indicando cautela após o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), Ben Bernanke. O Dow Jones indicou perdas de 0,16% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, caiu 0,04%.
Segundo cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average caiu 19,15 pontos, cotado a 12.070,81 pontos e o Nasdaq recuou 1 ponto, a 2.701,56. O índice ampliado Standard & Poor's 500 retrocedeu 0,10% (ou 1,23 ponto), a 1.284,94. As negociações indicavam um dia de leves altas nesta terça-feira, mas perderam força já durante o discurso de Bernanke.
O presidente do Fed defendeu a manutenção de uma "política monetária flexível ante uma recuperação econômica desesperadamente lenta".
Segundo o presidente do Fed, a recuperação do crescimento econômico prevista para o segundo semestre não tem atendido às expectativas e deve manter-se globalmente moderada. Em consequência, o Fed não reduzirá imediatamente seu apoio à economia, mas também não foram anunciadas medidas novas.
Os índices estavam positivos até o discurso de Bernanke, mas, segundo Pado, realizaram um "rebote técnico", que acompanha também um "movimento exagerado" de baixa pelo qual tem passado o mercado desde a publicação de dados de emprego decepcionantes nos EUA, na semana passada. "Não há um elemento dominante para liderar um mercado em alta", disse o analista. "Faltam elementos importantes para um incremento sustentável", completou.
No mercado obrigatório - cujo rendimento evolui no sentido oposto aos seus preços -, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos subiu 3,011%, contra 3,002% na noite de segunda-feira e o título de 30 anos foi a 4,265% contra 4,262% na véspera.