A Bolsa de Nova York obteve leve recuperação nesta quinta-feira após seis sessões consecutivas de baixa: o Dow Jones subiu 0,63% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, obteve alta de 0,35%. Segundo os especialistas, o principal dado do dia foi uma diminuição do déficit comercial nos Estados Unidos, que superou as expectativas de mercado.
De acordo com cifras definitivas, o Dow Jones Industrial Average subiu 75,42 pontos, cotada a 12.124,36 pontos e o Nasdaq subiu 9,49 pontos, a 2.684,87 pontos. O índice ampliado Standard & Poor's 500 obteve alta de 0,74% (9,44 pontos) a 1.289,00 pontos. Em maio, o Dow Jones perdeu 1,9%.
"O mercado caiu demais", disse Scott Marcouiller, da Wells Fargo Advisors. "Os dados do déficit comercial foram bastante bons. Soma-se a isso o fato de que a tendência era de recuperação após tantos recuos", completou.
O déficit comercial dos Estados Unidos caiu a 43,7 bilhões de dólares em abril, seu nível mais baixo desde o início do ano. As exportações alcançaram um nível recorde.
"A redução dos automóveis que entraram nos Estados Unidos foram determinantes para isso, por isso a surpresa não deveia ser particularmente positiva", relativizou Gregori Volokhin, da Meeschaert Capital Markets. "Penso que é principalmente uma recuperação técnica. Os investidores continuarão perguntando-se qual será a força da economia nos próximos meses, antes de tomar uma decisão", completou.
Outro indicador importante do dia, no entanto, decepcionou. As solicitações de seguro-desemprego se mantiveram estáveis na semana passada, em um nível elevado, quando os economistas esperavam por um recuo.