O Dia dos Namorados está aí. A data é uma das que mais aquecem as vendas do comércio varejista no país. Mas há quem prefere a comodidade das compras via internet para presentear o grande amor. Segundo a Direct Express, empresa de logística do mercado eletrônico, a previsão é de aumento de 20% nas vendas on-line, na comparação com o ano passado. Ainda de
acordo com a companhia, os motivos que impulsionam o e-commerce são a facilidade na hora de adquirir um produto e a grande quantidade de informação disponível na web e nas redes sociais. Muitas vezes, o que ajuda na hora da decisão de compra é a opinião de outros consumidores.Segundo o relatório WebShoppers, elaborado pela empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit, com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas pela internet cresceram 40% em 2010, somando R$ 14,8 bilhões. E a cada ano que passa o comércio eletrônico ganha mais adeptos. A e-bit estima que, somente nos primeiros 6 meses de 2011, 4 milhões de pessoas farão sua primeira compra virtual, somando assim 27 milhões de e-consumidores que fizeram, ao menos, uma compra online até hoje.
A expectativa é que, com a maior consolidação do setor, aliada às novas ferramentas que auxiliam os consumidores na hora de realizar uma compra, como as redes sociais, o faturamento do e-commerce brasileiro apresente expansão, ainda que menor ao ano passado. A previsão é que o setor fature R$ 20 bilhões nesse ano, um crescimento de 30% em relação ao ano de 2010. Sendo que, no primeiro semestre deste ano, a estimativa é de um faturamento em torno de R$ 8,8 bilhões.