Os produtos e serviços ligados ao Dia dos Namorados, que será comemorado no próximo domingo, ficaram, em média, 6,73% mais caros em relação ao ano passado. Variação de preços que acompanhou, em geral, a inflação dos últimos doze meses, de 6,37%, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Brasil (IPC-BR) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Mais do que os presentes, os serviços registraram as maiores altas de preço, superando a inflação do período: hotéis e motéis estão 12,68% mas caros, enquanto os restaurantes reajustaram os cardápios em 9,45%. A diferença também vai ser sentida no salão de beleza. Serviços de cabeleireiro e barbeiro estão, em média, 10% mais caros. “Essa questão tende a durar. Enquanto a economia estiver aquecida, é possível que esses serviços continuem subindo de preço”, disse o economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV André Braz..
Entre os produtos que costumam puxar as vendas nessa data, o que mais vai pesar no orçamento dos namorados são os livros, que ficaram, em média, 7% mais caros. Os demais itens lembrados com frequência pelo consumidor que faz questão de marcar a data com um presente, não houve aumentos reais significativos.
Em relação ao vestuário, segundo explicou Braz, os preços foram influenciados pelo aumento da cotação do algodão no mercado internacional. “Apesar do vestuário estar na categoria de produtos onde é possível achar presentes para vários tipos de orçamento, as pessoas não vão encontrar preços tão convidativos. Mas, se a gente for falar de nível de preço, esse segmento é o que ainda tem o preço mais baixo”.
Já os produtos tecnológicos, como telefones celulares, computadores portáteis e máquinas fotográficas digitais, em um patamar de preço mais elevado, mostraram pequena variação ao longo dos últimos 12 meses, em função do câmbio favorável. “Câmbio baixo favorece a entrada de produtos de alta tecnologia, a preços mais competitivos”, disse o economista.
Segundo o levantamento da FGV, os menores aumentos foram encontrados nos itens show musical (1,82%), bijuterias (2,89%) e perfume (3,05%). De modo geral, ele recomendou aos namorados que é bom "ficar de olho, aproveitar as promoções e fazer pesquisas de preços”. Caso o casal decida fazer um programa completo, a sugestão é dividir a conta. Essa é, de acordo com o economista, “uma boa forma de comemorar a parceria”.