(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ajuda à Grécia virá 'o mais breve possível', diz Merkel


postado em 17/06/2011 09:21 / atualizado em 17/06/2011 11:26

(foto: Reuters)
(foto: Reuters)

A chancelar da Alemanha, Angela Merkel, declarou nesta sexta-feira que vai trabalhar para finalizar o novo pacote de ajuda à Grécia antes de setembro. "Nosso prazo não é setembro. Nosso prazo é o mais breve possível", disse Merkel, após se reunir com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em Berlim.

As declarações de Merkel antecipam o prazo citado ontem pelo comissário econômico da União Europeia, Olli Rehn, que afirmou

que os ministros de Finanças da zona do euro (Eurogrupo) podem fechar um acordo na reunião de domingo e segunda-feira. Este acordo, de duas partes, garantiria o financiamento para a Grécia até setembro.

O presidente do Eurogrupo e primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, afirmou que esperar até setembro para alcançar uma solução para a crise da Grécia não é uma boa ideia. "Não sou da opinião de que nós devemos permitir que as decisões sejam adiadas até setembro", disse em entrevista ao jornal alemão Tagesspiegel.

Segundo ele, "haverá participação de credores privados" em um segundo resgate para a Grécia. Juncker disse ainda que não deverá haver um default (não pagamento da dívida) da Grécia, nem mais um rebaixamento do rating (classificação de risco de crédito) do país.

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, defendeu uma solução rápida para a crise da dívida grega, na qual os credores privados podem participar voluntariamente. A França e o Banco Central Europeu (BCE) insistem há semanas que a participação de credores privados - bancos, seguradoras e fundos de investimentos - deve ser voluntária para não assustar os mercados, ao contrário da Alemanha, que insistia na participação do setor privado no plano de resgate.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)