(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comissão Europeia diz que Irlanda está 'nos trilhos'


postado em 17/06/2011 15:30

O presidente da Comissão Europeia, Herman Van Rompuy, disse hoje que a Irlanda está "nos trilhos" com seu pacote de socorro e que o país pode se apoiar nas próprias forças econômicas. As declarações foram feitas após uma reunião com o primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, para discutir os problemas da dívida na Europa, antes da cúpula dos líderes da União Europeia, marcada para a próxima semana.

Há chances "reais" para que a Irlanda feche um acordo para reduzir as taxas de juros sobre seus empréstimos de socorro, disse Van Rompuy, sem revelar quando qualquer acordo será alcançado.

Desde que assumiu o poder em março, a nova coalizão irlandesa tenta reduzir a taxa de juros, de cerca de 6%, que o país paga sobre o empréstimo de 67,5 bilhões de euros do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia (UE).

O custo crescente de seu plano de socorro bancário forçou a Irlanda a pedir um empréstimo do FMI e da UE em novembro passado quando os mercados se recusaram a emprestar mais dinheiro ao país e a seus bancos. Conduzida pelas exportações, a economia da Irlanda voltará a crescer no próximo ano, após três anos de recessão, afirmou Van Rompuy.

Grécia

Van Rompuy afirmou ainda, em um discurso separado no Instituto de Negócios Internacionais e Europeus, em Dublin, que não era hora para que partidos políticos na Grécia ficassem no caminho de um novo programa de ajuda ao país. "Há muito em jogo", destacou. A situação na Grécia continua a ser "preocupante", disse. Mas ele acrescentou que está confiante de que um novo acordo para o país será assegurado. A austeridade na Grécia e na Irlanda é "uma pílula amarga", mas "infelizmente inevitável", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)