(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Medidas contra inflação levaram FMI a revisar previsão de alta do PIB brasileiro


postado em 17/06/2011 15:35 / atualizado em 17/06/2011 16:01

A subchefe de Assuntos Globais do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rupa Duttagupta, atribuiu a revisão da previsão de crescimento da economia brasileira aos efeitos das medidas de combate a inflação. Segundo ela, essa desaceleração já pode ser percebida nos indicadores de atividade econômica, como a produção industrial.

Em relatório divulgado nesta sexta-feira, o FMI reduziu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano para 4,1%. A projeção anterior, apresentada em abril, era que a expansão chegaria a 4,5%.

A perspectiva de expansão do PIB para 2012 também foi reduzida, de 4,1% para 3,6%. Em 2010, o PIB brasileiro cresceu 7,5%.

Para a inflação, Rupa disse que a previsão do fundo é que ela atinja 6,5% em 2011, o teto da meta estabelecida pelo Banco Central. Para 2012, o FMI prevê uma inflação de 4,5%.

O economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, elogiou a política fiscal brasileira. “A política fiscal no Brasil tem sido muito responsável e o país está se beneficiando disso”, ressaltou, ao comentar o fato de o Brasil estar mais bem avaliado do que os Estados Unidos no Credit Default Swap (CDS), uma espécie de seguro usado por investidores como proteção contra o risco de o devedor não ter condições de quitar suas obrigações.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)