A Bolsa de Nova York fechou em alta nesta terça-feira, mais otimista sobre uma definição da crise grega, pouco antes de uma votação crucial em Atenas: o Dow Jones subiu 0,91% e o Nasdaq, 2,19%.
Segundo dados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average subiu 109,63 pontos, a 12.190,01 pontos, e o Nasdaq, dominado por papéis de empresas de tecnologia, subiu 57,60 pontos, a 2.687,26 pontos.
O Dow Jones registrou assim sua quarta sessão consecutiva de alta, mas se mantém perto de 5%, abaixo de seus tetos de final de abril. "O mercado aposta que o voto de confiança será positivo para o governo [grego] e que não acordaremos [na quarta-feira] com uma catástrofe", comentou Gregori Volokhin, da Meeschaert Capital Markets.
O primiero-ministro grego, Giorgos Papandreu, espera obter - pouco depois do fechamento de Wall Street - um voto de confiança do Parlamento para a aprovação de um plano de rigor fiscal muito impopular, mas do qual depende o pagamento de uma nova parcela da ajuda financeira a Atenas por parte de seus sócios europeus e do FMI.
O governo conta com maioria legislativa, o que alimenta o otimismo dos observadores sobre o resultado da votação, que "poderá contribuir para dissipar algumas dúvidas sobre a possibilidade de uma interrupção nos pagamentos do país", estimaram analistas da Charles Schwab.
Os investidores esperam também a finalização na quarta-feira da reunião do Federal Reserve, seguida de uma coletiva de imprensa do presidente do Banco Central, Ben Bernanke. O mercado de títulos caiu. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subiu para 2,985%, contra 2,963% na noite de segunda-feira, e os títulos de 30 anos para 4,219%šcontra 4,204%. O rendimento dos títulos evolui no sentido oposto a seus preços.