A Bolsa de Nova York terminou em baixa nesta quarta-feira, com investidores cautelosos em relação à confirmação do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) de desaceleração da economia americana. Com isso, o Dow Jones perdeu 0,66% e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, recuou 0,67%.
Segundo cifras definitivas de fechamento, o Dow Jones Industrial Average caiu 80,34 pontos, cotado a 12.109,67, e o Nasdaq caiu 18,07 pontos, a 2.669,19.
"Quando os investidores fazem muitas perguntas significa que a coletiva de imprensa não trouxe medidas concretas", disse à AFP um operador de mercado. "Havia muita especulação sobre o que faria o Fed e nada foi dito. Em consequência, o mercado foi deixado por sua conta e fez uma correção após duas sessões em alta", completou a mesma fonte.
Ao término da reunião de dois dias, o Fed reduziu sua previsão de crescimento, estimada agora entre 2,7% e 2,9% para 2011, contra mais de 3% previsto anteriormente. Já as estimativas do banco central para desemprego e inflação foram revisadas para cima.
A instituição manteve sua taxa de juros próxima de zero - o mesmo nível desde o final de 2008 - para sustentar a recuperação e confirmou o atual programa de injeções de liquidez, que havia sido encerrado ao final de junho. "O Fed não disse nada novo e não fez nenhuma proposta", disse Peter Cardillo, da Avalon Partners. "Foi um evento neutro para a bolsa", completou ele, atribuindo a baixa no final da sessão ao fortalecimento do dólar, o que poderá afetar as exportações do país.