A nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Puyehue, no Chil - que entrou em erupção no dia 4 de junho - provocou o cancelamento de voos da empresa de aviação LAN neste sábado em cidades do sul do país, ao mesmo tempo em que os voos de Nova Zelândia e Austrália continuam suspensos. "A LAN teve que cancelar seus voos de hoje (sábado) nas cidades de Concepción e
Temuco e os mesmos deverão ser retomados na manhã de domingo se as condições climáticas forem favoráveis", disse a aerolínea em comunicado. "Os voos de Sydney, Austrália, e que tem escala em Auckland, Nova Zelândia, continuam suspensos há dias, disse a LAN, que é uma das maiores empresas aéreas da América Latina. O cancelamento dos voos foi anunciado após a divulgação feita pelo Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) de que a nuvem de cinzas havia mudado para direção nordeste, onde estão localizadas as cidades mencionadas.
Segundo a Sernageomin, o nível de alerta para a erupção do vulcão chileno é vermelho (eurpção menor). Com a mudança, a LAN anunciou que a Argentina, onde voos haviam sido cancelados na sexta-feira, pôde retomar suas atividades aéreas neste sábado, apesar de a Aerolíneas Argentinas ter informado que os voos internacionais estão condicionados às "questões meteorológicas".