Já estão abertas em Belo Horizonte as inscrições para os cursos presenciais do programa “Capacitação em Turismo em Minas Gerais”, uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação L’Hermitage. O objetivo é otimizar o atendimento de todos os setores ligados à atividade turística no estado, as cidades de Contagem, Ouro Preto, Mariana, Diamantina, São João del-Rei e Congonhas também se preparam para receber as aulas do programa. Serão 620 vagas para cursos presenciais e cerca de 2.500 na modalidade à distância (EAD), em Minas Gerais.
Na capital mineira, serão disponibilizadas 480 vagas para os cursos presenciais, sendo 160 para cada um dos três temas disponíveis: Atendimento ao Turismo com Qualidade, História de Minas Gerais e Idiomas (Inglês e Espanhol). As inscrições podem ser feitas pelo site do programa capacitacaoemturismomg.org.br e a previsão é de que os cursos sejam realizados a partir do dia 11 de julho.
Outro foco importante é qualificar estes profissionais já pensando no impacto que a Copa do Mundo de 2014 trará ao estado. Hospitalidade, qualidade no atendimento e pluralidade cultural também são objetivos do programa, cujo público-alvo são empresários e profissionais dos setores de alimentação, hospedagem, transporte, receptivo, negócios, eventos, segurança e saúde. Em Minas Gerais, a maior demanda foi pelos cursos de idiomas; mais de 60% dos entrevistados em uma pesquisa realizada previamente apontaram estes como essenciais.
Cursos
Os cursos presenciais serão ministrados por doutores, mestres e especialistas, e para participar, o interessado deve ser maior de 18 anos, residir em Minas Gerais e ter o ensino fundamental completo. Os professores vão oferecer aos alunos uma capacitação técnica nos seguintes temas: Atendimento ao Turismo com Qualidade (24hs), História de Minas Gerais (24hs) e Idiomas (Inglês e Espanhol – 24hs). Os cursos serão disponibilizados aos interessados nos três turnos: manhã, tarde e noite.
Na modalidade à distância, as inscrições já estão abertas para os cursos: “Atrativos Turísticos de Minas Gerais”; “História e Cultura de Minas Gerais”; “Marketing Turístico”; “Planejamento e Organização de Eventos”; “Políticas Públicas e Regionalização” e “Receptivo Turístico” (mais informações ao final do texto, nos “Serviços”).
Durante o treinamento, serão abordados temas como: atendimento de excelência, ética, idiomas, cidadania, postura profissional, qualidade em serviços, comunicação e relações humanas. Também farão parte do conteúdo assuntos como pluralidade cultural, e a ligação do turismo com a geração de trabalho e renda. Dessa maneira, cria-se o ambiente propício para que os profissionais do turismo se aprimorem tecnicamente, em seus respectivos ofícios.