A carga de energia elétrica aumentou 2,6% em junho de 2011 frente à igual mês de 2010, para 56,192 mil MW médios, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). No acumulado dos últimos 12 meses, o operador registrou
uma alta de 4,6%. A carga de energia inclui o consumo de eletricidade e as perdas de transmissão. Os dados divulgados hoje pelo ONS sobre o mês passado ainda são preliminares.Segundo o ONS, o leve crescimento registrado em junho, em relação ao mesmo mês do ano anterior, pode estar refletindo, entre outros fatores, o comportamento da produção industrial, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem apresentando uma acomodação no ritmo nos últimos meses em função principalmente das medidas do governo, como contenção do crédito e alta de juros.
Na comparação com maio de 2011, houve variação negativa de 1,3%. A queda, segundo o operador, deve-se ao comportamento sazonal histórico do período. Entre as regiões do País, o ONS registrou alta de 2,1% na carga de energia nas regiões Sudeste e Centro-Oeste na comparação com junho de 2010, para 34,463 mil MW médios. No mesmo período, a expansão da carga na região Sul foi de 5,1%, para 9,539 mil MW médios. No Nordeste, houve leve queda de 0,2%, para 8,101 mil MW médios. No Norte, o incremento apurado pelo operador do sistema foi de 6,7%, para 4,089 mil MW médios.