A Bolsa de Nova York fechou em baixa nesta sexta-feira, afetada por números de emprego realmente decepcionantes: o Dow Jones perdeu 0,49% e o Nasdaq, 0,45%. Segundo cifras definitivas de fechamento, o Dow Jones perdeu 62,29 pontos, a 12.657,20 pontos, enquanto o Nasdaq retrocedeu 12,85 pontos, a 2.859,81 no fechamento.
O índice ampliado Standard and Poor's 500 caiu 0,70% (9,42 pontos), a 1.343,80 pontos. "O relatório é horrível, é uma derrota para o mercado de trabalho", observou Peter Cardillo, da Avalon Partners. As contratações se mantiveram em ponto morto pelo segundo mês consecutivo nos Estados Unidos em junho, com apenas 18 mil novos postos novos, e a taxa de desemprego subiu para 9,2% da população economicamente ativa.
O relatório esteve longe das expectativas geradas no mercado pelo informe do gabinete ADP sobre o emprego privado publicado na quinta-feira.
"Isso não quer dizer que a economia não vai melhorar, apenas que levará mais tempo antes que o mercado de trabalho reviva", atenuou Peter Cardillo, da Avalon Partners. Antes da sessão se sexta-feira, o índice Dow Jones havia registrado sete altas em oito dias.
O informe "coloca uma pressão crescente sobre o governo e o Federal Reserve para seguir sustentando a economia. Alguns analistas já começam a se perguntar sobre a possibilidade de uma nova intervenção do Fed", considerou Lindsey Piegza, do FTN Financial.
Os investidores se refugiaram no mercado de obrigações. O rendimento do bônus do Tesouro com vencimento para 10 anos retrocedeu para 3,016%, contra 3,149% na noite de quinta-feira e os títulos com vencimento para 30 anos ficaram em 4,277% contra 4,370% na véspera.