A Câmara de Vereadores de Betim aprovou, por unanimidade, o novo Plano Diretor do município, criando três distritos industriais e possibilita ainda a ampliação do Distrito Bandeirinhas. O apoio do Legislativo municipal, segundo estimativa do Executivo, possibilita praticamente dobrar o tamanho do parque industrial e grandes empresas já se mostram interessadas na implantação de unidades nas novas áreas. Com a medida, no mês que vem, a Coteminas deve assinar protocolo de intenção com a prefeitura para instalar sua central de distribuição para a América Latina no município. Além da instalação da Coteminas, foi confirmada nessa terça-feira a construção de uma fábrica da Cristalfrigo (antigo frigorífico Perrella).
Hoje, o frigorífico produz até 100 toneladas de alimentos por dia e a perspectiva é dobrar essa capacidade com a nova fábrica. Com os empregos, a expectativa é mais que dobrar. A empresa tem na capital 350 funcionários e deve gerar até 600 empregos diretos só em Betim, além dos indiretos gerados por meio da transportadora do grupo.
Toshiba
Além da Coteminas e da Cristalfrigo, a Toshiba iniciou a construção de sua fábrica no início do ano e a previsão é de que as operações tenham início no ano que vem, gerando 300 empregos diretos. Para viabilizar o investimento da Coteminas, um terreno com 150 mil metros quadrados, deve ser doado à empresa. A estimativa é de que, depois de três anos de funcionamento, o centro de distribuição tenha faturamento aproximado de R$ 1 bilhão e crie outros 200 postos de trabalho diretos, além de 1 mil indiretos. Com os distritos ocupados, o investimento deve superar R$ 500 milhões.