O crescimento da economia dos EUA tem sido modesto até agora neste ano, afirmou Ben Bernanke, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Em um discurso no Capitólio, Bernanke ofereceu uma avaliação mista da economia norte-americana em meio às preocupações sobre o desemprego e à aproximação do prazo final para um aumento no teto da dívida do país.
Bernanke apresentou o relatório semestral do Fed sobre o estado da economia dos EUA e sugeriu que as autoridades do banco central permanecem em um padrão de espera, enquanto tentam ganhar mais clareza sobre a economia.
Segundo Bernanke, as autoridades do Fed acreditam que "o ritmo da recuperação econômica nos próximos trimestres provavelmente vai permanecer moderado, a taxa de desemprego vai consequentemente declinar apenas gradualmente e a inflação vai diminuir". A taxa de desemprego deverá em algum momento cair para níveis mais normais, "apesar de apenas lentamente". Essas expectativas devem levar o banco central a continuar mantendo as taxas de juros excepcionalmente baixas por um "período prolongado", disse Bernanke.