A secretária de Estado americana Hillary Clinton manifestou neste domingo em Atenas o "apoio" dos Estados Unidos ao "povo e ao governo da Grécia", e saudou a "determinação" do primeiro-ministro grego Giorgos Papandreou.
"Apoiamos o povo e o governo da Grécia", disse Hillary à imprensa, acrescentando que os Estados Unidos "apoiam firmemente a determinação do governo de Papandreou em aplicar as reformas necessárias para pôr a Grécia sobre bases saudáveis".
Hillary, que estava ao lado de seu colega grego, Stravos Lambrinidis, afirmou que a ação reformadora do primeiro-ministro, atualmente isolado e enfraquecido em seu próprio país, ilustrava suas capacidades de líder.
Apesar de uma forte oposição popular, o governo grego conseguiu no final de junho o voto de uma lei que estabelece mais quatro anos de austeridade na Grécia, em troca da quinta parcela de um empréstimo concedido ao país no ano passado pela União Europeia e pelo FMI.
O objetivo é, sobretudo, obter também a elaboração de um segundo plano de ajuda internacional para a Grécia que permita a este país enfrentar a sua dívida, seus déficits e sua profunda recessão, além de evitar uma crise maior na Zona do Euro.