A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES-MG) acatou o pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e determinou nesta sexta-feira, a paralisação da comercialização de açúcar cristal no Estado de Minas Gerais das marcas Doce Mel, Maxçúcar, Tip Top, Bonzão e Campo Doce. Foi constatado através de análise laboratorial que estes produtos estão contaminados com contaminadas com partículas de metal.
Além da paralisação da comercialização, a SES determinou a inspeção sanitária das usinas de refino do açúcar cristal, bem como nas empresas que empacotam e distribuem o açúcar cristal no âmbito do Estado de Minas Gerais. Também foi solicitado à ANVISA providências em relação à inspeção nas usinas de refino do açúcar cristal localizadas em outros Estados.
As primeiras denúncias sobre a presença de metal nas marcas de açúcar surgiu em Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Após o caso ganhar repercussão, consumidores de outras regiões, como Zona da Mata e Região Metropolitana de BH, comunicaram à Secretaria Estadual de Saúde e a outros órgãos terem encontrado o mesmo material.