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Estado de Minas

Central 135 do INSS recebeu quase 3 milhões de ligações nesta segunda


postado em 26/07/2011 16:38

O grande número de segurados da Previdência Social que tentaram obter informações sobre o reajuste dos benefícios determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) provocou congestionamento nas ligações para o telefone 135 e nos acessos à página do ministério na internet nesta segunda-feira. Com base em decisão tomada em setembro do ano passado pelo STF, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está corrigindo o valor dos benefícios de mais de 131 mil segurados que se aposentaram ou tiveram fixadas pensões entre 1991 e 2003. Além da correção mensal, eles vão também receber pagamento dos valores atrasados.

A Central 135 da Previdência recebe, em média, 390 mil ligações às segundas-feiras. Ontem, recebeu 2,98 milhões de chamadas, oito vezes mais que o habitual, segundo o Ministério da Previdência Social. A página da pasta na internet, onde também pode ser feita a consulta, também ficou instável durante a tarde de segunda-feira, com picos de 60 mil acessos simultâneos.

Só terão direito ao reajuste os segurados que tiveram o valor do benefício limitado ao teto na data da concessão. Os aposentados e pensionistas que foram contemplados com o reajuste vão começar a receber os valores reajustados a partir de setembro (sobre a folha de agosto). Quanto aos valores retroativos, estes só serão pagos posteriormente, em data ainda não definida pelo ministério.


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