A mercadoria de um caminhão carregado com sete toneladas de carne bovina, o que equivale a 40 bois, foi apreendida na madrugada desta sexta-feira, por volta das 2h, por fiscais da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seapa-DF), durante uma abordagem na BR-070.
Segundo informações da assessoria de imprensa da secretaria, a carne não tinha o Selo de Inspeção Fiscal (SIF), emitido pelo Ministério da Agricultura, que certifica a qualidade do produto e o cumprimento de normas sanitárias. Toda a mercadoria apreendida foi encaminhada para uma câmara fria da secretaria. O alimento deverá passar por uma inspeção para avaliar se é ou não próprio para o consumo.
A carne vinha de um frigorífico de Rialma, município goiano a 227 quilômetros de Brasília. O proprietário do produto pode requerer o alimento de volta, mas, segundo a assessoria, há poucas possibilidades de devolução. "Como o alimento não foi inspecionado, ele não cumpre um protocolo de defesa do consumidor, portanto, não pode ser comercializado. O que não significa que não seja próprio para o consumo. Uma análise será feita e, se estiver em condições de ser consumida, será doada a instituições de caridade do Distrito Federal", informou a Seapa.
Tags: celular