Oportunidade de trabalho para médicos em Belo Horizonte – do jovem recém-formado ao cidadão aposentado. Terminam na sexta-feira as inscrições, na Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), para o processo seletivo simplificado de contratação temporária de profissionais e formação de cadastro de reserva. De acordo com o secretário Marcelo Teixeira, há 60 vagas, com possibilidade de chegar a 100, para as áreas de pediatria, clínica geral, ginecologia e generalista, o qual atua no Programa de Saúde da Família (PSF), O prazo inicial de contratação é de seis meses, com possibilidade de a renovação chegar a 30 meses.
Conforme a SMSA, a remuneração mensal bruta é de R$ 9.216,90, para jornada de 40h, e de R$ 4.093,45 para 20h . Os contratados, diz Teixeira, vão suprir o déficit de 10% nos centros de saúde, já que, das 551 equipes de saúde da família existentes nessas unidades, há 50 sem médicos generalistas. O processo de seleção ocorrerá em duas etapas: habilitação e classificação, mediante análise de currículo. O secretário não divulgou o número de médicos já inscritos.
Para se candidatar à vaga, o profissional precisa ter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e disponibilidade para exercer suas atividades em qualquer unidades de saúde dos distritos sanitários da capital. “Não importa a idade, queremos que a pessoa tenha interesse em trabalhar e em qualquer região da cidade.”
Teixeira explicou que a prefeitura tem feito chamamentos públicos para contratação de médicos desde 2009, sendo absorvidos, entre março de 2010 e julho de 2011, 713 profissionais que atuam em centros de especialidade médica, unidades de pronto atendimento e de referência secundária. No total, há 2.723 médicos, volume 12% superior ao de janeiro de 2009, quando estavam em serviço 2.437. “Resolvemos muitas pendências, especialmente quanto à nomeação de médicos aprovados em concurso público em 2000 e 2006 e que ainda aguardavam nomeação. Muitos já haviam entrado com recursos na Justiça”, disse. Também foram contratados, entre março de 2010 e o mês passado, 1455 profissionais, entre enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros.
O regulamento integral do processo seletivo estará disponível para consulta na Gerência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (GGTE), que fica na Rua Rio Grande do Norte, 694, sobreloja 1, Bairro Funcionários, na Região Centro-Sul de BH, ou no endereço eletrônico www.pbh.gov.br/saude.
Outros
Para melhorar o quadro da saúde em BH, a expectativa é de realização de concurso público, no segundo semestre, para médicos e outros profissionais da área, adianta o secretário. A minuta do concurso já está na Secretaria Municipal de Planejamento para análise.