As bolsas asiáticas apresentaram números mistos nesta quinta-feira (12), seguindo o clima de incerteza dessa quarta-feirao na Europa e nos Estados Unidos. Após começar o dia com grandes perdas, o índice Nikkei, do Japão, fechou em baixa de 0,79%,
enquanto a Bolsa de Hong Kong operava em -1,3% pouco antes do fim do pregão.Na Coreia do Sul, a Bolsa operava em alta de 1%, revertendo perdas que chegaram, mais cedo, a 4%. O índice ASX, da Austrália, também conseguiu se recuperar ao longo do dia. Segundo analistas, investidores na Ásia tiveram de lidar com indicadores econômicos contraditórios e os mercados devem continuar patinando nos próximos dias. "Já tivemos mercados voláteis no passado que acabaram indo em uma certa direção, mas desta vez ninguém parece saber o que vai acontecer", disse Andrew Robinson, da Saxo Capital Markets.
Europa abre em queda
As bolsas da Europa abriram com fortes altas nesta quinta-feira, estimuladas pelos valores bancários e pelos mercados da Ásia, que resistiram ao pânico da véspera que derrubou as praças ocidentais após os boatos, desmentidos, de um rebaixamento da nota da dívida da França e da falência do Société Générale.
Pouco depois das 8H45 GMT (5H45 de Brasília), Paris ganhava 2,19%, Frankfurt 2,99%, Londres 1,93%, Madri 2,20% e Milão 3,27%. Os valores bancários eram os principais responsáveis pela recuperação. O título do Société Générale ganhava 7,66%, depois de ter desabado na véspera (-14,74%) com os temores de uma suposta quebra. O BNP Paribas ganhava 1,74%, o Crédit Agricole 7,46% e o Natixis 5,22%.