(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Unasul discute medidas conjuntas de combate à crise global

As resoluções devem ser votadas e aprovadas no final do dia desta quinta-feira pelo Conselho Econômico da América do Sul


postado em 11/08/2011 09:46 / atualizado em 11/08/2011 11:19

Ministros das finanças já haviam se reunido no início do mês para debater o fraco crescimento das economias eurpeias e norte-americana(foto: ERNESTO BENAVIDES)
Ministros das finanças já haviam se reunido no início do mês para debater o fraco crescimento das economias eurpeias e norte-americana (foto: ERNESTO BENAVIDES)
Representantes de instituições públicas dos 12 países que compõem a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) estão em Buenos Aires, na Argentina, para discutir a definição de medidas conjuntas na tentativa de proteger a região da crise financeira global. A ideia é implementar o plano denominado de Força-Tarefa de Integração Financeira (GTIF) nos membros do bloco.

As resoluções devem ser votadas e aprovadas no final do dia desta quinta-feira pelo Conselho Econômico da América do Sul – que é formado por ministros da Fazenda e os presidentes dos bancos centrais. Desde ontem (10), os técnicos discutem os termos para a elaboração do documento conjunto. "[O objetivo é] responder à crise como um grupo sub-regional, fiscalmente responsável, e que tem muito a mostrar ao mundo com as lições aprendidas em crises passadas", disse a secretária-geral da Unasul, Maria Emma Mejía.

Inicialmente, o esboço do documento indica que os três primeiros capítulos devem se destinar à construção de uma arquitetura financeira regional sólida capaz de se manter protegida à volatilidade dos mercados internacionais. Os demais capítulos deverão tratar de medidas financeiras e monetárias para orientar os bancos centrais sobre as suas reservas. Também devem ser incluídas medidas de prevenção, como recomendações para o controle de capital e a busca por um sistema de câmbio flexível. Como estímulo ao comércio regional, serão sugeridas propostas para identificar os setores produtivos que podem se complementar nos diferentes países.

Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira que na reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que ocorrerá na Argentina, os países da América Latina vão discutir medidas que possam ser tomadas para que suas economias não sejam contaminadas pela crise. Segundo Mantega, os países latino-americanos vêm tendo um desempenho melhor que o dos países avançados e "queremos preservar isto". Por isso, destacou o ministro, há necessidade de estreitamento das relações entre as nações da América Latina. Mantega disse que é preciso estreitar as relações comerciais entre os países e aproveitar melhor os seus mercados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)