O primeiro semestre do e-commerce foi marcado por crescimentos constantes e na segunda metade do ano, a expectativa é ainda melhor. Segundo dados do e-bit, empresa especializada em informações de e-commerce, somente o Dia dos Pais deve movimentar R$ 625 milhões, o que representa um crescimento de 20% da data em relação ao ano passado.
Assim como crescem as compras, crescem também as tentativas de fraudes. Segundo a ClearSale, empresa líder em autenticação de compras e na prevenção de fraudes no e-commerce, a criatividade dos criminosos da vida física migrou para o meio digital.
“Por conta disso, nossa principal missão é zelar pelas boas compras, nos manter pioneiros na diminuição de fraudes eletrônicas e potencializar as vendas online para nossos clientes”, comenta o sócio-fundadorb da ClearSale, Pedro Chiamulera.
Um estudo da consultoria americana CyberSource, especializada em pagamentos pela internet, revela que o prejuízo do e-commerce nos Estados Unidos e no Canadá com fraudes em 2010 foi de 2,7 bilhões de dólares. No Brasil, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as operadoras de cartões de crédito estimam que as perdas cheguem a 4% do faturamento de uma loja virtual, dependendo do setor.