A Google e Motorola Mobility Holdings anunciaram hoje o acordo definitivo sob o qual o Google vai adquirir a divisão responsável pelos dispositivos móveis da Motorola por R$40,00 dólares por ação em dinheiro, dando um total de cerca de US$ 12,5 bilhões - um ágio de 63% ao preço do fechamento das ações de mobilidade da Motorola na última sexta-feira (12). A transação foi aprovada por unanimidade pelos conselhos administrativos das duas empresas.
A aquisição de mobilidade da Motorola – que hoje utiliza o sistema da Google - ocorre no momento em que o Google vem sofrendo ataques dos rivais Microsoft e Apple, por questões de patente do Android, seu sistema operacional.
Com a transação, a Motorola Mobility continuará a ser licenciada pela Android (que permanece aberta), e será mantida pela Google como uma empresa separada.
Segundo Larry Page, CEO do Google, as duas empresas firmaram um compromisso de total mobilidade da Motorola para o Android. “Juntos, vamos criar experiências incríveis para os usuários, beneficiando consumidores, parceiros e desenvolvedores com uma mobilidade nunca vista antes. Estou ansioso em receber os funcionários da Motorola na nossa família de Googlers", disse.
A transação da Motorola Mobility, no entanto, ainda depende do recebimento das aprovações regulamentadoras entre os EUA, a União Européia e outras jurisdições onde as duas empresas possuem acionistas. De acordo com a Google, a fusão deve ser concluída até o início de 2012.