O setor de shopping centers teve crescimento de 11,69% nas vendas no primeiro semestre deste ano e estima fechar 2011 com aumento de 12% ante o ano passado. Em 2010, o faturamento atingiu R$ 87 bilhões. A expansão do setor é acompanhada pela geração de postos de trabalho. São cerca de 720 mil postos gerados no país.
Segundo a superintendente de Operações da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Adriana Colloca, esse número deverá aumentar com a abertura de 21 empreendimentos, cuja entrada em operação está prevista até o final deste ano, e mais
São Paulo tem o maior número com 139 unidades, seguido do Rio de Janeiro, com 54. Adriana disse que 70% das unidades brasileiras estão em processo de expansão ou pretendem expandir nos próximos dois anos.
Adriana disse que a crise global não afetou o setor, que está diretamente vinculado ao consumidor. “A gente não vê nenhum sinal de crise hoje no setor, assim como no varejo, de uma forma geral”. Segunda ela, a única maneira de haver uma retração é se ocorrer uma “super restrição” no crédito, mas ela disse que acha difícil que isso ocorra.
A Abrasce iniciou hoje encontro regional no Rio de Janeiro. Entre os temas, estão em pauta a adequação dos projetos às necessidades dos consumidores e a atualização de tendências. O encontro prossegue até amanhã (16).