(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Merkel e Sarkozy se comprometem em defender o euro

A França e a Alemanha também vão pressionar todos os países da zona do euro a adotarem antes do meio do próximo ano uma regra de ouro


postado em 16/08/2011 14:47 / atualizado em 16/08/2011 17:14

(foto: CHARLES PLATIAU)
(foto: CHARLES PLATIAU)

Em uma tentativa de acalmar a turbulência recente nos mercados financeiros e aumentar a confiança no euro, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, disseram que vão aumentar a governança na zona do euro e propor que o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy lidere um novo Conselho Econômico da zona do euro.

"Nós queremos declarar nossa absoluta determinação de defender o euro", afirmou Sarkozy depois da reunião com Merkel. Classificando o proposto Conselho Econômico da zona do euro como uma "verdadeira governança econômica" do bloco, Sarkozy afirmou que o organismo se reuniria duas vezes por ano, ou mais se for necessário, e que o presidente teria um mandato de dois anos e meio.

A França e a Alemanha também vão pressionar todos os países da zona do euro a adotarem antes do meio do próximo ano uma regra de ouro (golden rule), que seria a obrigação de equilibrarem suas finanças públicas. Além disso, os dois governos - que representam as duas maiores economias do bloco monetário - vão propor em setembro a adoção de um imposto sobre transações financeiras.

Eurobônus

 

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmaram que se opõem a uma consolidação fiscal por meio da emissão de bônus da zona do euro ou eurobônus - uma ideia que ganhou força nos últimos dias. Merkel disse não acreditar que a emissão de eurobônus resolveria os atuais problemas na zona do euro. Sarkozy, por sua vez, declarou que tal movimento só poderia funcionar com uma integração fiscal completa. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)