(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-presidente da Comissão Europeia diz que euro e UE estão à beira do abismo

Delors disse que reunião entre Merkel e Sarkozy "nas condições atuais, não servirá para nada"


postado em 18/08/2011 07:56 / atualizado em 18/08/2011 08:34

O ex-presidente da Comissão Europeia Jacques Delors advertiu que o euro e a União Europeia (UE) estão à beira do abismo e considerou insuficiente a reação das autoridades do bloco em termos de cooperação econômica. "Vamos abrir os olhos: o euro e a Europa estão à beira do abismo. E para não cairmos, a opção me parece simples: ou os Estados membros aceitam reforçar a

cooperação econômica que sempre reclamaram ou dão maiores poderes à União", afirma Delors em um artigo publicado no jornal belga Le Soir e no suíço Le Temps.

Para o ex-presidente da Comissão Europeia (1985-1994), a reunião de terça-feira entre o presidente francês Nicolas Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel, "nas condições atuais, não servirá para nada". Delors, uma referência do projeto de construção europeia, também qualifica a eventual criação de um cargo de ministro das Finanças da zona euro de "acessório extravagante" e propõe transformar parte das dívidas públicas nacionais em dívida comum, por valores que podem chegar a até 60% do PIB de cada Estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)